segunda-feira, 16 de março de 2009

Sentir raiva aumenta risco de doença cardíaca.

Especialistas observam que pacientes que chegam ao hospital com problemas nas coronárias (artérias que irrigam o coração), como infarto ou isquemia, frequentemente apresentam personalidade competitiva, explosiva ou agressiva.

Uma meta-análise de 44 estudos, que deve ser divulgada amanhã no "Journal of the American College of Cardiology", vem ao encontro dessa constatação. O trabalho mostra que pessoas propensas a ter acessos de raiva e agressividade têm 19% mais risco de sofrer de um evento cardiovascular, mesmo quando são saudáveis.

Baseado em dados de quase 80 mil pacientes, o estudo ainda aponta que pessoas com essas características e também com doenças cardiovasculares têm risco aumentado em 24%.Segundo os pesquisadores, uma das formas de a hostilidade contribuir para problemas cardiovasculares são os maus hábitos adquiridos. Para eles, pessoas mais agressivas, em geral, dormem mal, exercitam-se menos, fumam mais e aderem menos a tratamentos de saúde.

Mas os rompantes de raiva também contribuem para o aumento da chance de um evento cardiovascular ocorrer. "Grandes estudos mostram um risco até 70% maior de doenças cardiovasculares em pessoas com tendência a competitividade e agressividade", diz a psicóloga Ana Lúcia Ribeiro, diretora do Departamento de Psicologia da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.

Durante um momento de agressividade, o organismo libera adrenalina, hormônio que eleva a frequência e a força dos batimentos cardíacos e causa contração das artérias, diminuindo seu calibre. Nessa situação, a pressão arterial também aumenta, e o coração precisa de mais oxigênio, contribuindo para um cenário pouco amistoso àqueles que já sofrem de algum comprometimento das artérias, ainda que pequeno e não diagnosticado. Um eventual entupimento dos vasos leva a um desequilíbrio na oxigenação do coração, podendo causar de isquemias a infarto.

Os efeitos da descarga de adrenalina podem ser sentidos em qualquer faixa etária e sexo. "O universo competitivo, no qual estão mais jovens e também mulheres, é sem dúvida onde se encontram mais problemas cardiovasculares", afirma Ricardo Pavanello, supervisor de cardiologia clínica do HCor (Hospital do Coração).

Dor no peito

A dor no peito pode ser o primeiro sinal de que a pressão excessiva está causando algum dano ao coração. O sintoma, porém, pode indicar esofagite, gastrite ou hérnia de hiato.

O tratamento multidisciplinar do paciente com histórico de doenças cardíacas ou fatores de risco já é adotado nos principais centros e é uma tendência entre os cardiologistas.

É necessário identificar a causa da raiva ou agressividade, com uma autoanálise ou ajuda de psicoterapia. É preciso, ainda, monitorar outros fatores de risco, como peso, pressão arterial e prática de exercícios. "Esse conjunto ajuda a diminuir os acessos de raiva. O paciente fica mais satisfeito consigo e com a vida", diz Pavanello.

Para ele, o médico deve ouvir o paciente e saber como é seu dia-a-dia. "Estamos cada vez mais atentos a raiva, agressividade e estresse porque esses fatores são difíceis de serem quantificados. É possível medir o colesterol, mas a ansiedade, a depressão e a raiva, não. O paciente nem sempre está preparado para mostrar o que acontece. E nem todo médico, para ouvir e lidar com isso", analisa.

Autor: folhaonline.com.br
Disponível em: http://www.bacananews.com.br/4/index.php

9 comentários

Francisco Castro disse...

Olá!

Eu também acho e concordo plenamente com essa pesquisa. Parece ser bem lógico porque quando a pessoa está com raiva, principalmente se for bem forte, afeta o sistema nervoso e coração comerça a bater mais rápido, além de outros sinais que ficam visíveis em nosso corpo.

Abraços

Francisco Castro

O bEM viVER disse...

Francisco, é verdade. Infelizmente eu posso dizer com precisão. Quando estou com raiva, por problemas (...), até minha pressão aumenta. A cabeça dói...POr isso estou tentando superar esse sentimento maléfico.

Lena

ivandro disse...

Venho retribuir seu comentario e dizer obrigado, achei os textos postados muito interessantes, sempre virei, aqui é isso que falta qualidade nós blogs e voçê esta de parabéns.

Anônimo disse...

raiva não faz bem mesmo pra ninguem. Bom mesmo eh sempre esta de bem, embora nem sempre isso seja possivel.

Sissym disse...

Lena, a raiva não é boa, mas a tristeza profunda ou angústia ainda é pior. Ela é silenciosa e faz danos que mal se notam.

Eu li o que deixou no meu blog... como vê, somos várias. Eu agradeceria se pudesse ler e comentar a poesia quantos dias e quantas noites. Mas comente no diHITT, eu queria saber o que as pessoas pensam, sei que é doloroso, e... até combina com seu tema sobre doença cardíaca, eu mergulho numa impotência tão grande que chego a me sentir muito mal.
Beijos.

Unknown disse...

oi me chamo Adna Sheila e tenho historico de doenças no coração, minha medica disse que estou tendo exesso de raiva e por isso estou sentindo dores no paito e falta de ar
(sinto meu coração preso)isso é verdade? e se for como posso controlar?


Att
Adna Sheila
Fortaleza, ce

Anônimo disse...

A raiva não faz bem para nada, além de prejudicar o coração também prejudica nossa convivência.

Anônimo disse...

Por essa raiva para fora é muito importante, mas tem de ser de uma forma bem dosada e administrada. O importante é não nos deixarmos atingir por coisas não tão importantes. Um abraço. Drauzio Milagres.

Ganhando Referidos Para PTC Com Meu Pilóto Automático disse...

OLá obrigado por me seguir estari sempre que puder aqu para ajudar Uma Otima e Feliz Páschoa para vc e Família

Postar um comentário

Leia antes de comentar
- Não use palavras de baixo calão;
- Não use o miguxês, internetês;
- Quer mostrar seu blog? Use a opção Openid
- Receba a resposta por email, clique em Inscrever-se por e-mail".

Design by UsuárioCompulsivo Adaptado por Nandaschme ^
BlogBlogs.Com.Br