sábado, 1 de janeiro de 2011

Dicas e receitas para espantar a ressaca



Saiba como evitar ou aliviar o desconforto depois de exagerar na dose
Por Minha Vida


Depois de exagerar na bebida, é comum sofrer com os desprazeres da indesejada ressaca do dia seguinte. Realmente, quem passa do ponto não está livre deste desconforto. Os sinais são clássicos: a cabeça parece que vai explodir, o enjoo, a tontura, a fraqueza e uma sede de matar fazem você desejar nunca ter esvaziado um copo antes. Não é à toa que seu corpo está debilitado. Funciona assim: o organismo gasta glicose para metabolizar o álcool. Glicose é açúcar, açúcar é energia. Resultado: ficamos enfraquecidos. O excesso de álcool também ataca o sistema nervoso central e provoca sono e irritação; corrompe mecanismos químicos cerebrais, ocasionando dor de cabeça; irrita as mucosas do aparelho digestivo, causando náuseas, vômito e diarreia; e inibe a ação do hormônio antidiurético, levando a sede e boca seca. A zonzeira não para aí.



A ingestão excessiva de álcool pode trazer diversos prejuízos à saúde como o ganho de peso e acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal. "O consumo crônico pode causar lesões cerebrais, diabetes tipo 2, úlceras e inflamações no estômago e intestino, hepatite, depressão, lesão nos rins, na bexiga, próstata e pâncreas, entre outras doenças" , alerta a nutricionista Fabiana Honda, da consultoria nutricional Patrícia Bertolucci.

Álcool e fumo formam uma dupla nefasta para o organismoComo evitar a ressaca

1. Alimentar-se antes de beber é a regra de ouro contra a ressaca. "Quando bebemos de estômago cheio, os alimentos diminuem a difusão do álcool pelas paredes do estômago e retardam a passagem do álcool para o intestino, onde ele é rapidamente absorvido", explica Fabiana. Dessa forma, o álcool entra gradualmente na corrente sanguínea e demora mais tempo para chegar ao cérebro.

2. Procure ingerir alimentos que irão proteger o seu fígado. É ele que fabrica a enzima que digere o álcool e, quando sobrecarregado, produz uma toxina que causa dor de cabeça. Dias antes, encare um suco de beterraba e alho para turbinar o órgão. Inclua na sua refeição alimentos com gordura poli-insaturada, encontrada em peixes e no azeite de oliva extravirgem. Então, pegue a sua colher de azeite, despeje-a num prato, adicione sal e mergulhe pedaços de pão na mistura.

3. O ideal é beber moderadamente. A nutricionista Fabiana Honda aconselha intercalar a bebida com quitutes e copos de água. Dessa forma, o álcool não fica sozinho no estômago e, claro, você bebe menos, já que a barriga cheia reduz o espaço para as bebidinhas. "Os petiscos com carboidrato e/ou gordura retardam a absorção do álcool, por exemplo, uma torradinha com patê ou um pedaço de queijo" , recomenda. Dê preferência aos queijos, ricos em gordura, e às carnes, fontes de proteína, que facilitam a digestão do álcool. Castanha, amendoim, queijo e, para extrapolar, salaminho são bem-vindos. O sal e a gordura estimulam a secreção de substâncias estomacais que protegem o estômago do álcool. Mas evite petiscos muito salgados, que aumentam a sede a não ser que você opte por água.


Dicas e receitas para espantar a ressaca


4. Outra dica é colocar gelo ou água no drinque para diluí-lo ou intercalar bebidas não-alcoólicas e alcoólicas. Trocar a água por suco ou refrigerante também pode. Essas bebidas são ricas em carboidratos, que ajudam a metabolizar o álcool.

5. Embora a ressaca seja inevitável se você ingerir muito álcool, ela pode ser ainda pior: destilados, como batidas, licores e uísque, geram mais desconforto por causa da concentração e da mistura de substâncias.

6. Álcool e fumo formam uma dupla nefasta para o organismo. Quanto mais nicotina, menos oxigênio no sangue e mais rápido se dá o processo de intoxicação.

Como aliviar a ressaca

1. A principal causa da ressaca é a desidratação provocada pelo álcool, um potente diurético que estimula a perda de líquido do corpo. Vá de água antes, durante e, principalmente, depois da bebedeira. Antes de dormir, ingira bastante água. Essa tática ajuda seu organismo a metabolizar o álcool enquanto você descansa. Se acordar para fazer xixi, tome mais água. Além de hidratar seu corpo, ela ajuda a eliminar o álcool e livrar-se das toxinas. Suco de acerola, limão e laranja também ajudam, porque bombeiam antioxidantes protetores e vitamina C no seu corpo. Beba isotônicos, para repor os sais minerais perdidos e abuse da água de coco, rica em potássio.

2. Evite o famoso cafezinho amargo, muitas vezes recomendado para diminuir a dor de cabeça. A bebida também tem propriedades diuréticas, ou seja, desidrata ainda mais o seu corpo.

3. Consuma alimentos de fácil digestão para não estressar ainda mais o organismo, já detonado pelo esforço de processar o álcool. "Para amenizar os efeitos da ressaca, deve-se ter uma alimentação leve, pobre em gorduras, rica em frutas, vegetais e líquidos" , ensina Fabiana Honda. Inclua no cardápio os carboidratos complexos, como pão e biscoito de água e sal. O álcool aumenta a acidez e irrita a mucosa estomacal. Os alimentos secos e salgados desaceleram a produção de ácido. Essas comidas também dão energia para o fígado na hora de processar as toxinas e o excesso de bebida. Deixe de lado molho branco, queijos amarelos e fritura.

4. Embora alguns medicamentos ajudem a minimizar os estragos produzidos pelo álcool, como aqueles que unem analgésico (contra dor de cabeça), antiácido (contra a queimação no estômago) e antiemético (contra enjoos), nenhum é capaz de resolver tudo de uma só vez.

Vá de água antes, durante e, principalmente, depois da bebedeira5. Por onde passa, o álcool causa baderna. Dentro da cabeça ele age nos neurônios daí a desinibição e a tonteira. Cerca de cinco horas depois da bebedeira as células cerebrais começam a se recuperar, mas ficam ultra-sensíveis. É por isso que a luz e o barulho incomodam tanto. No dia seguinte, os danos ainda são sentidos e é praticamente impossível se concentrar. Repouse. Mantenha a luz apagada, cortinas fechadas e fique deitado. Nesse momento o que o corpo mais pede é descanso.

6. Algumas ervas ajudam a renovar as células hepáticas e, assim, acelerar o processo de purificação das toxinas do álcool que estão no corpo. Chás de salsaparrilha, erva-picão, macela e erva-cidreira são excelentes desintoxicantes. Depois das refeições, o chá verde e o de hortelã facilitam a digestão. E, para uma limpeza mais completa do organismo, selecionamos três receitas de sucos poderosos, elaborados pela consultoria nutricional Patrícia Bertolucci.

Saiba Mais
Dieta desintoxicante

Suco antiressaca

Gengibre manda a ressaca embora

Suco de couve e laranja
Ingredientes:
2 folhas de couve
suco de 8 laranjas
suco de 1 limão

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva gelado.
Rendimento: 4 copos
Calorias: 78 kcal por copo

Suco de maracujá com água de coco e gengibre
Ingredientes:
800 ml de água de coco
polpa de 1 maracujá 1 pedaço (1 cm) de gengibre

Modo de Preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador.
Se desejar, acrescente pedras de gelo.
Rendimento: 4 copos
Calorias: 53 kcal por copo

Suco de cenoura
Ingredientes:
1 cenoura
½ maço de salsinha
suco de 4 laranjas
2 fatias de abacaxi

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.
Rendimento: 4 copos
Calorias: 78 kcal por copo

http://msn.minhavida.com.br/conteudo/11058-Dicas-e-receitas-para-espantar-a-ressaca.htm

16 comentários

BLOGZOOM disse...

Nossa, eu nunca fiquei assim, eu não bebo. Gosto do sabor de alguns vinhos e de champagne, tambem acho a cerveja de bom paladar, porem não curto bebidas. Deve ser um horror o pós....

bjs

Hugo Green disse...

Ótimas dicas com certeza eu vou usar muitas delas mas antes eu vou seguir a dica que faz evitar tudo isso que é beber socialmente.

BLOGZOOM disse...

Lena... como a gente espanta ressaca de tanto comer chocolate?! rsssssssssss

Lindalva disse...

Lena, minha amiga... chamo-te assim porque meu anjo de luz, nosso Renato HappBlue com seu desencarne deixou mais um legado: O dom de aproximar as pessoas... Ele era do bem e fazia o bem, um amigo querido que não tive tempo de abraçar pessoalmente, mas tive o prazer de dividir emoções através de uma tela e algumas vezes lhe ouvir pelo telefone, que grandes conversas tivemos, quanto rimos... é só desses momentos e dessas emoções que vou lembrar. O meu anjo de luz estará sempre meu coração. Beijos e orações nova amiga.

Anônimo disse...

Oi, querida, que blog lindo. Se você tem twitter, vote em mim para o OSCAR DO TWITTER, "autor". Eu retribuo o voto e indico para 14 mil seguidores. Não esqueça de colocar motivo em BECAUSE, etc: http://shortyawards.com/juahrezalves

Voz Portuguesa disse...

Olá, obrigado por partilhar. :) Ainda vai servir para me aliviar. Já imprimi. :-P

Carla Matador,
Meratol Review

Penélope disse...

O bom mesmo é beber moderadamente...
Um abraço

Leonardo Oliveira disse...

Ótimas dicas, entretanto, a melhor forma de encarar a ressaca é não beber (rsrs). Abraços e parabéns pelo blog. Estou seguindo.

Catia Pipoca disse...

Amei o texto, dicas maravilhosas msm. Mas, acho que o que me daria msm dor de cabeça, é o vinho. Bjos querida.

K & A. disse...

Olá, Lena!
É bom saber, pois nunca se sabe quando vamos precisar, né!kkkk
Bjs!
Rike.

P.s.: obrigado pela atenção com nosso Hobby Blog Clube! Seguindo!

Ministério disse...

>> “Sem camisinha? Vou não, posso não!”. Entre nessa onda você também. Ouça o hit da campanha: http://www.camisinhaeuvou.com.br #comcamisinha

Siga-nos no Twitter e fique por dentro desta campanha: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde

João Octávio disse...

Obrigado pelo comentário ao meu blog.
Tomara que eu nunca precise usar essas dicas, mas vou passar adiante.
Um abraço

Elis disse...

Oi passei só pra dizer que fiz uma homenagem a seu blog no Tensão Pré Masculina. Passa lá ;-D
BJS
http://tensaopremasculina.blogspot.com/

Patricia disse...

Boa Páscoa =)

bjs

BLOGZOOM disse...

Lena, o que voce tem feito? Estou com saudades!

Espero que seu dia das mães tenha sido maravilhoso!

Beijinhos...

António Ja Batalha disse...

Gostei das recomendações, mas principalmente da sua preocupação pelo bem estar do próximo, está de parabéns.
Um abraço.

Postar um comentário

Leia antes de comentar
- Não use palavras de baixo calão;
- Não use o miguxês, internetês;
- Quer mostrar seu blog? Use a opção Openid
- Receba a resposta por email, clique em Inscrever-se por e-mail".

Design by UsuárioCompulsivo Adaptado por Nandaschme ^
BlogBlogs.Com.Br