sábado, 8 de agosto de 2009

O GRANDE AXIOMA DA VIDA
Por: RAÚL CANDELORO
Outro dia recebi uma história muito interessante, chamada O Tesouro de Bresa, onde uma pessoa pobre compra um livro com o segredo de um tesouro. Para descobrir o segredo, a pessoa tem que decifrar todos os idiomas escritos no livro.
Ao estudar e aprender esses idiomas, começam a surgir oportunidades na vida do sujeito, e ele lentamente (mas de forma segura) começa a prosperar.Depois ele precisa decifrar os cálculos matemáticos do livro. É obrigado a continuar estudando e se desenvolvendo, e sua prosperidade aumenta. No final da história, não existe tesouro algum - na busca do segredo, a pessoa se desenvolveu tanto que ela mesma passa a ser o tesouro.
O profissional que quiser ter sucesso e prosperidade precisa aprender a trabalhar a si mesmo com muita disciplina e persistência. Vejo com freqüência as pessoas dando um duro danado no trabalho, porque foram preguiçosas demais para darem um duro danado em si mesmas. O pior são os que acham que podem dar duro de vez em quando. Ou que já deram duro e agora podem se acomodar.
Entenda: o processo de melhoria não deve acabar nunca. A acomodação é o maior inimigo do sucesso.Por isso dizem que a viagem é mais importante do que o destino. O que você é acaba sendo muito mais importante do que o que você tem. A pergunta importante não é "Quanto vou ter?", mas sim "No que vou me transformar?". Não "Quanto vou ganhar?" mas sim "Quanto vou aprender?". Pense bem e você notará que tudo o que tem é fruto direto da pessoa que você é hoje. Se você não tem o suficiente, ou se acha o mundo injusto, talvez esteja na hora de rever esses conceitos. O porteiro do meu prédio vem logo à mente. É porteiro desde que o conheço. Passa 8 horas por dia na sua sala, sentado atrás da mesa. Nunca o peguei lendo um livro. Está sempre vendo TV, ou reclamando do governo, do salário, do tempo. É um bom porteiro, mas em todos estes anos poderia ter se desenvolvido e hoje ser muito melhor do que é. Continua porteiro, sabendo (e fazendo) exatamente as mesmas coisas que sabia (e fazia) dez anos atrás. Aí reclama que o sindicato não negocia um reajuste maior todos os anos.
Nunca o consegui fazer entender que as pessoas não merecem ganhar mais só porque o tempo passou. Ou você aprende e melhora, ou merece continuar percebendo exatamente a mesma coisa. Produz mais, vale mais? Ganha mais. Produz a mesma coisa? Ganha mesma coisa.Simples...Os rendimentos de uma pessoa raramente excedem seu desenvolvimento pessoal e profissional. Às vezes alguns têm um pouco mais de sorte, mas na média isso é muito raro. É só ver o que acontece com os ganhadores da loteria, astros, atletas. Em poucos anos perdem tudo.
Alguém certa vez comentou que se todo o dinheiro do mundo fosse repartido igualmente, em pouco tempo estaria de volta no bolso de alguns poucos. Porque a verdade é que é difícil receber mais do que se é. Como diz o Jim Rohn, no que ele chama do grande axioma da vida: "Para ter mais amanhã, você precisa ser mais do que é hoje". Esse deveria ser o foco da sua atenção. Não são precisos saltos revolucionários, nem esforços tremendos repentinos. Melhore 1% todos os dias (o conceito do kaizen), em diversas áreas da sua vida, sem parar.Mesmo que os resultados não sejam imediatos. Mesmo que superficialmente pareça que não está melhorando. Porque existe, de acordo com Rohn, um outro axioma - o de não mudar: a não ser que você mude quem você é, você continuará tendo o que sempre teve.
Obs.: Eu também recebi essa mensagem pelo email e gostaria de compartilhar, mesmo muitos já tendo lido-a.
Abraço,
Lena
Ah, O termo Axioma é originário da palavra grega αξιωμα (axioma), que significa algo que é considerado ajustado ou adequado, ou que tem um significado evidente.
A palavra axioma vem de αξιοειν (axioein), que significa considerar digno. Esta, por sua vez, vem de αξιος (axios), significando digno. Entre os filósofos gregos antigos, um axioma era uma reivindicação que poderia ser vista como verdadeira sem nenhuma necessidade de prova.
Na
epistemologia, um axioma é uma verdade auto-evidente na qual outros conhecimentos se devem apoiar e a partir da qual outro conhecimento é construído. Contudo, nem todos os epistemologistas concordam que os axiomas, entendidos neste sentido, existam.

Continue lendo...

segunda-feira, 3 de agosto de 2009





SEGUIR EM FRENTE



As vezes acontecem fato em nossa vida, que nos dá a impressão de que “o nosso mundo” está acabando, ou vai acabar.
Mas daí vem os amigos com palavras de incentivo, que com a “cabeça fria”, vem nos dar o conforto da “palavra”.
Como não consegui dormir de novo, levantei-me e vim aqui. Onde? Ah, no Dihitt. Que é onde passamos vários minutos de nosso tempo livre. Então me lembrei de um texto do Gilclér Regina, que tinha essas palavras: “ Nós precisamos de seres pensantes que possam construir, mudar conceitos, vencer desafios. Lembro aqui a frase de Picasso: “Para construir é preciso destruir”. Se você quer construir a verdade você tem que destruir a mentira.
Nossa! Mas pra ser sincera, quando estamos com algum problema, uma crise, seja de sentimento, de relacionamento ou no meio profissional, é essa a ATITUDE a tomar mesmo.
É em aos desafios, às crises, que precisamos exercitar nossa capacidade de SUPERAÇÃO e FÉ. Seria insano dizer que, na prática, gostamos de crise. Mas quando estamos na “zona de conforto” vamos deixando com está, protelando para depois uma mudança de comportamento, ou uma ação mais ousada...não produzimos muito, há um sentido de acomodação...
Mas é nesse momento, que temos a oportunidade de INOVARMOS, de dar um passo além, buscando forças no nosso íntimo, que pode ter certeza, existe.
Vamos lá, seu mundo está desabando? Está passando por uma fase de dificuldade? A crise está batendo? E quem disse que ela precisa morar? Se abateu? Então pronto, agora LEVANTE e Vamos em frente! Você pode, é capaz! Cristo venceu a morte e quer te ver feliz.
Um forte abraço e estejam com Deus!
Lena

Continue lendo...

sábado, 1 de agosto de 2009

Feliz Segundo Semestre


Bem, queridos amigos e amigas, segunda-feira, dia 03, começa o segundo semestre para muitos profissionais da Educação. Isso inclui alunos e professores. E como faço parte desse grupo, estou organizando tudo para recepcionar meus colegas e alunos.E estou muito bem, como ânimos fortalecidos. Acontece que não fiquei me agoniando. Nessas férias, procurei pensar no quanto é bom estar em casa, com os filhos. Aproveitar o tempo para conversar, realizar atividades juntos, vititar mais familiares,...Nada de pensar que as férias poderiam se maiores, ou que estavam passando rápido. Ah, e também, o que mais me cansava, era ter que organizar tudo em casa : selecionar papéis, roupas, organizar gavetas, até despensa. GENTE, deixei tudo como estava. Não mexi em nada ! São as minhas férias. Portanto, vou arrumar agora, depois de minhas férias. E estou FELIZ e muito bem.



QUE VENHA O SEGUNDO SEMESTRE !







Já vencemos o primeiro semestre, agora, vamos enfrentar a outra metade, com seus desafios.Não caminhemos sozinhos, façamos o caminho juntos, confiando e sendo apoio um do outro.Diante de cada desafio, saibamos cooperar, explorar, descobrir e aprender. JUNTOS. Para o sucesso não apenas MEU, mas de todos os envolvidos. Motivar, a você e aos que te rodeiam, com determinação, apostando no AMOR como ingrediente para CONVIVER amistosamente, na certeza de que com o outro, podemos ir longe. Talvez não tão longe...Mas decididamente, mais longe do que nunca. Enfim, te desejo que esse segundo semestre seja abençoado com resultados positivos, marcantes e proveitosos.Para você, e para todos que ama.


Com o meu abraço,



Lena

Continue lendo...

Design by UsuárioCompulsivo Adaptado por Nandaschme ^
BlogBlogs.Com.Br